Menu

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Fotografia de Moda.


Toda peça de vestuário que for fotografada é fotografia de moda, certo? Errado! Esta área é muito mais complexa do que muita gente imagina. A fotografia de moda envolve produção, pesquisa e conhecimentos muito mais amplos que simplesmente usar uma câmera. Não que os outros estilos não precisem de conhecimentos específicos, mas muitas pessoas pensam que a moda é fútil e qualquer um consegue trabalhar com ela, bastando ter um bom equipamento.


Para trabalhar nesta área é preciso, acima de tudo compreender o que está na moda, mesmo que você trabalhe com uma equipe completa de produtores, estilistas, maquiadores e cabelereiros. Há casos em que a modelo encana que quem deve decidir tudo é apenas o fotógrafo, imagine uma pessoa desinformada tendo que combinar roupas e escolher as melhores cores para a maquiagem ou até o melhor penteado. 


Mas, se formos parar para pensar é assim mesmo que deve ser feito, afinal o resultado final levará o nome do fotógrafo, portanto ele deve sempre dar opiniões e mudar o que achar necessário.
Entretanto não é o que vemos por aí. Fotógrafos mergulham no mundo da fotografia de moda, mas esquecem destes detalhes. 


São poucos os que procuram estudar maquiagem e estilo, e são exatamente estes que ganham destaque no mercado, porque embora o fotógrafo de moda fique de fora da passarela, para se destacar, precisa desfilar muita qualidade e conhecimento. Portanto, se você deseja migrar para esta área fique antenado em todas as novidades fashion e explore todas as suas possibilidades – anúncios, books, editoriais, catálogos etc.
Para quem está começando ou para quem gosta de listas que inspirem reflexão, seguem as sete realidades da fotografia de moda:

1. Misturar prazer carnal com trabalho é inaceitável, o fotógrafo nunca deve cobiçar a modelo – o que também vale para as fotógrafas.

2. Desfile é bom, mas também é cansativo. Se você deseja trabalhar nas passarelas esteja preparado para correr, se espremer e tomar algumas cotoveladas, principalmente se a ideia for encarar grandes semanas de moda pelo mundo. Eu fotografei o São Paulo Fashion Week e sei bem o que estou dizendo, todos os fotógrafos se respeitam, mas a luta pelo melhor ângulo é inevitável e a sequência de desfiles faz você perder alguns quilinhos para trocar de sala às pressas. 
3. É preciso ter simpatia e saber dirigir modelos. Muitas modelos não sabem como devem agir, qual posição fazer, se devem ou não sorrir, por isso é necessário estar preparado para situações como esta. Isso você só conquista com a prática, não é o tipo de coisa que se aprende em cursos – apesar de alguns tentarem.
4. É preciso ter iniciativa, criatividade e conceitos diferenciados para produzir imagens que tenham estilo próprio. Raramente o fotógrafo participa das reuniões de pauta de editoriais de revistas, ele é contratado, recebe uma breve explicação do produtor e tem que se virar com o que aparecer para ser registrado. Portanto esteja preparado!

5. Estude sempre. Como já mencionei anteriormente, o fotógrafo deve manter-se atualizado sobre o mundofashion, dedicar alguns momentos à pesquisa de maquiagem e moda, assistir desfiles, fotografar desfiles simplesmente para praticar, envolver-se com produções de roupas e buscar inspirações na arte e na literatura.

6. Fama e dinheiro é muito difícil de conquistar. Muitos fotógrafos trabalham de graça fotografando uma supermodelo apenas para ver seu nome sendo divulgado em algum veículo conceituado, mas isso vai de cada um decidir. Só ganha dinheiro nesta área quem consegue construir um bom nome, não precisa ser famoso, mas precisa ser reconhecido.

7. Nem tudo são flores. Existem desfiles muito demorados, modelos muito chatas, estilistas insuportáveis, maquiadores e cabelereiros que se julgam mais importante que o fotógrafo. Quando mais você crescer no mundo fashion, mais você encontrará pessoas de egos inflados, esteja preparado para isso também.

  
Sempre estou vendo muitos e muitos editorias, das mais diversas fontes, sejam de revistas consagradas ou mesmo de blogs independentes que fazem seus editorias. E para quem ama moda, alguns fotógrafos acabam virando nossos queridinhos. Na verdade, gosto de muitos, mas resolvi fazer uma seleção e mostrar pra vocês alguns que eu mais admiro e mais tenho me surpreendido. Ao ver em alguma revista ou site de moda, você vai saber que não perderá seu tempo conferindo o trabalho deles:

Richard Avedon


Fotógrafo americano, nasceu em 1923. Filho de fotógrafo russo Jacob Israel Avedon, estudou filosofia na Universidade de Columbia. Aos 18 anos, era co-editor da revista The Magpie. Seu taleto foi revelado logo a seguir, quando, em 1944, foi estudar como auxiliar no estúdio de Alexey Brodocovich. Três anos depois, já fazia campanhas internacionais.
Produziu até o final da vida. Morreu em 2004. Seu trabalho apresenta traços inconfundíveis, com chaves marcantes. Como fotógrafo de moda, Avedon revolucionou o universo da época ao retirar das modelos o atrelamento ao estúdio e dar-lhes movimento: fotografava tanto em estúdio como na rua. 


Avedon controlava todos os elementos: o cenário, a luz, a roupa dos modelos. E esperava o momento da foto acontecer. A expressão certa, o movimento certo, a interação entre os fotografados, a pose ou o movimento. Muitas de suas fotos foram obtidas com os modelos saltando. Usava fundos neutros, para que o cenário não competisse com os modelos. Qualquer que fosse a foto, o tipo humano se sobressaía. Sua luz era difusa: saía em dias nublados ou fotografava à sombra. Relacionava-se com o fotografado, produzia tensões, dirigia-o, relaxava-o. Movimento era uma de suas marcas. A foto dinâmica, a interação, a vida transpareciam em suas fotos, quer de retratos, de moda, autorais ou de qualquer tipo. Gosto bastante dos seus trabalhos e as sensações que ele transmitia através de cada foto.



David Vasiljevic | Austrália


Formado na Académie royale des Beaux-Arts, em Bruxelas, na Bélgica, ele deixou de lado as pinturas à oleo para se dedicar à fotografia. Deu tão certo que hoje ele passa a maior parte de seu tempo entre Nova York, Londres e Paris, para atender a i-D Magazine, Vogue America e Vogue Nippon, só para citar algumas.
Já fotografou campanhas para Stella McCartney, Swarovski, Paule Ka, Pantene, Givenchy Perfume, H&M, Armani jeans, Levi’s, entre outros.


Miguel Reveriego | Espanha


Miguel ganhou sua primeira camera aos oito anos de idade, e de lá pra cá não parou mais de fotografar. Hoje a característica mais marcante de seu trabalho é criar um mundo à parte em cada imagem que captura. Repleto de glamour e originalidade e que costumam falar por si mesmo. Entre as revistas que já publicaram seus cliques estão Numéro, Harper’s Bazaar e Vogue Russia.


Diego Uchitel | Argentina


Outro latino americano que tem feito enorme sucesso no mundo da moda é o argentino Diego Uchitel, que trocou terras portenhas pelos EUA logo após o colegial para fazer faculdade de cinema, e por acaso achou sua vocação: fotografar. Desde então, se dedica à esta arte, que para muitos, em seu trabalho, parece mais com pintura do que com fotografia.
Já fotografou de David Bowie à Diane Von Furstenberg, passando por Sarah Jessica Parker e Penélope Cruz. Entre seus clientes de publicidade estão Bergdorf Goodman, Saks Fifth Avenue, Warner Brothers, Nike, Levi’s e Microsoft.

Yelena Yemchuk | Ucrânia

Yelena Yemchuk | Ucrânia

Além de fotógrafa, Yelena se dedica às atividades de artista plástica e cineasta, muito conhecida por seu trabalho com a banda The Smashing Pumpkins, parceria que teve início no album “Adore”. Ela nasceu em Kiev, capital da Ucrânia, e mudou-se com sua família, ainda adolescente, para o Brooklyn, em Nova York.
Tem trabalhos publicados na AnOther Magazine, Dazed & Confused, entre outros, com uma estética que, de alguma forma, nos remete à algo subversivo. Tem no portfólio trabalhos para Kenzo, Cacharel, Christian Lacroix, Vera Wang, entre outros.

Max Vadukul | UK

Max Vadukul | UK

Max é um fotógrafo autodidata, nascido em Nairóbi, no Quênia, e radicado em Londres. Seu trabalho é conhecido pela criatividade e originalidade. Seu talento foi descoberto por niguém menos que Yohji Yamamoto, em 1984, enquanto morava em Paris.
Hoje ele trabalha em Nova York, sempre focado em criar imagens originais e poderosas para uma clientela seleta. É casado com Nicoletta Santoro, stylist com trabalhos publicados na Vogue Italia, Vogue China, entre outros, com quem tem dois filhos.

Jonathan Leder | EUA

Jonathan Leder | EUA

Nascido e criado em Nova York, na década de 70, Jonathan Leder começou sua carreira como asisstente do fotógrafo queridinho da Madonna, Steven Klein.
Mesmo com a revolução que as câmeras digitais trouxeram para o mundo da fotografia, ele não abiu mão de sua velha 35mm e sua Polaroid, que com a ajuda de seu olhar treinado e um estilo indie captura imagens incríveis que já foram publicadas em revistas como Metal Magazine, Nylon e Sportswear International.

8 comentários:

  1. Achei o post super interessante! Adoro moda e fotografia, inclusive estou planejando começar o curso superior de fotografia no ano que vem. Se vou me especializar na área de moda ainda não sei, mas de qualquer forma o post foi muito enriquecedor. Bjinho!

    ResponderExcluir
  2. Post super bacana e completo! Amei as dicas, trabalhos e imagens belíssimas.
    Beijo e ótima semana pra vc
     Just Carol

    ResponderExcluir
  3. Oi fofa! Tudo beim? Amei o seu blog, está de parabéns, visita o emu blog, pode ser?

    http://www.amodaemalta.blogspot.com
    Ahh, se puder segue pf, já tou te seguindo!


    Kissus *-*

    ResponderExcluir
  4. Fazia tempo que eu não lia um post tão interessante... Adorei!

    xo, Ian.
    www.morbidglamour.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa amei o post, cada foto lindíssima. Adorei
    Beiiijos


    www.thefashionnight.blogspot.com
    @jehh_pires

    ResponderExcluir
  6. Amei o post, perfeito!!
    BJokas:)
    www.coqueluxos.com

    ResponderExcluir