Menu

quinta-feira, 17 de março de 2011

Natal Pensando Moda: Palestra com Ronaldo Fraga



O Natal Pensando Moda é uma iniciativa do Sebrae-RN em parceria com o Sistema FIERN/SESI e tem o objetivo de dar competitividade à indústria de confecção do Estado ao incentivar o desenvolvimento de peças com alto valor agregado. O desafio de produzir uma moda revestida de cultura, identidade e elementos regionais será vivido por empresas do setor de confecções do Rio Grande do Norte. A edição 2011 do projeto Natal Pensando Moda vai contemplar 15 marcas locais com ações de inserção no mercado e consultoria para o desenvolvimento de coleções baseadas na concepção de valorizar a cultura potiguar. Hoje ss atividades do Natal Pensando Moda começaram com a palestra do estilista mineiro Ronaldo Fraga, que é o consultor do projeto. A conferência ocorreu no auditório do Sebrae-RN.

Ronaldo Fraga fará consultorias individualizadas com estilistas e empreendedores de cada uma das empresas participantes. Além disso, ele acompanhará desde a pesquisa das marcas acerca do tema, padronagem e cortes até a composição dos looks.

Entre as empresas participantes desta edição, estão marcas que já haviam participado do projeto em anos anteriores, como a Aire, Cactus Kids, Daya, New Kin, Pata Choca, Areia Dourada, Matersol, Anna Marcolina, Avohai, S Design e Vankoke. Entretanto, o Natal Pensando Moda 2011 também apresenta novas marcas, como a Nova Bossa, P’Sun e Wagner Kallieno, que passam a integrar às ações do projeto. São empresas dos vários segmentos da indústria têxtil, como moda feminina, masculina, infantil, praia e também acessórios.



Ronaldo Fraga é um estilista brasileiro. Nascido em Minas Gerais e graduado em estilismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, estudou em Nova York, cursou a Parson's School com a bolsa que recebeu por ter vencido um concurso da empresa Têxtil Santista. Em Londres, aprendeu chapelaria na Saint Martins e, junto com o irmão, abriu uma pequena produção de chapéus, vendidos nas famosas feiras de Camden Town e Portobello.
Em 1996, participou do Phytoervas Fashion, em São Paulo. Em 1997, ganhou o prêmio de estilista revelação. Logo em seguida lançou a sua marca própria. Após participar da Semana de Moda - Casa de Criadores, Fraga foi convidado a entrar no São Paulo Fashion Week e desde então desfila nas duas edições anuais do evento. Logo na segunda participação, as roupas para o verão 2001-2002, inspiradas em Zuzu Angel, foram indicadas como melhor coleção feminina de 2002 para o prêmio Abit - Associação Brasileira da Indústria Têxtil.



Sobre sua coleção para o Inverno 2011 Ronaldo diz: “Pesquisei a produção de Athos dos anos 50, quando atuou em parceria com Oscar Niemeyer, até os desenhos que fez quando passou a sofrer do Mal de Parkinson", conta o estilista, que acabou descobrindo trabalhos inéditos do artista plástico, principalmente de seus últimos anos de vida.
Ronaldo mostrou verdadeiro encanto pelo trabalho do artista, que acabou sendo a inspiraçã, princilpalmente nas estampas. “Ele olhou para a cultura brasileira desenhando-a de uma forma abstrata e concreta, ilustrando a arquitetura de Niemeyer com os arlequins e colombinas do carnaval carioca”, diz. Para ele, a generosidade de Athos é digna de admiração, já que o artista sempre optou por expor sua arte no espaço público, “sem nenhum pudor de colocar sua arte nos hospitais, nas escolas”.
A valorização da cultura brasileira sempre esteve presente nas coleções de Ronaldo Fraga, que na coleção de Inverno 2011 inspirou-se nas obras do mosaicista em painéis de azulejos, Athos Bulcão. Artista esse, que desenhou os azulejos da Pampulha em Belo Horizonte e no Palácio da Alvorada em Brasília, e tem cada vez mais alcançado êxito, assim como suas grandes parcerias como a do arquiteto Oscar Niemeyer, que trouxe reconhecimento às suas demais obras.



O evento teve início às 08:3hs com um brunch e logo após às 09:00hs, a palestra do Ronaldo Fraga. Como logo no início da manhã sempre devemos tomar cuidado com maquiagens muito pesadas e perfumes fortes (se liguem em meninas, pois isso é uoh!). 
Eu fiz uma make bem básica, com uma atenção maior a pele, investir no delineador gatinho e um gloss cor de boca. No look escolhi meu vestido longo com uma camisa jeans vintage por cima, usando um cintinho fino para marcar a cintura. Nos acessórios, brincos discretos mas bem charmosinhos em formato de coração, um mix de pulseiras e uma clucth com tachinhas.


E claro que encontrei os bloguetes curtindo também a mega palestrinha, quem queria perder escutar as boas impressões do talentoso Ronaldo Fraga né?

Iara Basílio, Denni Vasconcelos, Jenny Lopes, eu e a Klécia Galvão.





13 comentários:

  1. mt estilo em um lugar só...pena q eu naum estava lá.....snif

    NOVIDADE: tem uma sala de chat lá no blog, te convido a participar...
    Bjks em seu heart, Vanessa Ramos
    maquiagemehtudo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que pena não ter ido, adoro o Ronaldo! To dodoi.
    :(
    Você tava linda, Lara!

    ResponderExcluir
  3. que demais seu blog
    ameeeei
    vc é linda
    to te seguindo
    beijos mil
    @lulymello

    ResponderExcluir
  4. Evento ótimo pra quem gosta de moda, sem dúvida.. ele tá a cara mesmo do Salvador Dali...rs
    E vc megalindaaaaaaaaa!
    Bacanérrimo, seu blog é um dos melhores...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Que luxo heim? Adorei o seu look!
    http://glamour-feminino.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. que legal esse projeto e materia!

    seu look estava perfeito para a ocasião :)

    beijos.

    ResponderExcluir
  7. Que legal!Sem dúvida,´um ótimo evento!
    Lindo o look.
    Super charmoso o longo com jeans!
    Beijos

    @narkyacessorios
    www.narkyacessorios.blogspot.com.br
    www.narkyacessorios.elo7.com.br

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de ter idooo!! =(

    Bjo
    www.belezabydayseamaral.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Tava linda e deve ter sido super essa palestra! :D

    www.batomnosdentes.blogspot.com
    Beijocas, Maria Luiza

    ResponderExcluir
  10. Que lindo seu blog!
    Adorei o post, parabéns!
    Estarei sempre por aqui, e já estou te seguindo!
    Me visita? :)

    Beijoss!

    ResponderExcluir