Menu

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Make Up: Como usar Base!


A maquiagem é uma parte muito importante do processo de embelezamento, e muitas só se atem a sombras e batons e esquecem a importância de uma pele bem feita. Pesquisei e montei algumas dicas importantes para você saber como escolher a base ideal para seu tipo de pele e como usa-la

Foi-se o tempo de bases densas que cobriam os poros e derretiam com o calor. Mais leves, as novas fórmulas também agregam benefícios para tratar e proteger a pele.


FLUIDA OU LÍQUIDA Leve e fácil de espalhar, é indicada para quem não precisa de muita correção. É o tipo de acabamento perfeito para deixar a aparência fresh. Sua cobertura suave é ideal para o uso diário e também para o verão.

CREMOSA 
Pastosa, pode ser em forma de emulsão (um pouco mais densa que a fluida), em bastão ou compacta. Cobre bem as imperfeições e ajuda a disfarçar poros e camuflar manchas.




MINERAL 
A textura em pó oferece uma cobertura boa e suave. Formulada com ativos naturais, é ótima para quem tem pele sensível. Para um resultado perfeito, o ideal é que o corretivo também seja mineral.

MUSSE 
Levemente cremosa, se funde à pele com muita facilidade. Indicada para uma maquiagem sutil e bem natural.




Não basta escolher o tom certo. É preciso escolher as características da sua pele. Na frente do espelho, gaste pelo menos um minuto examinando seu rosto. Acredite, essa análise vai facilitar – e muito – a sua compra. 

SE VOCÊ TEM PELE SECA..
  • COM MANCHAS, VERMELHIDÃO E A COR NÃO É UNIFORME 
Escolha as cremosas. Para camuflar melasmas, que, geralmente, têm tonalidade amarronzada, vale mesclar dois ou três tons. Nas manchas avermelhadas, misture a base na própria cor do rosto com o corretivo adequado (normalmente o amarelo). O importante é não se preocupar em cobrir a marca totalmente para não pesar.
  • E RUGAS 
Prefira os produtos de textura líquida ou cremosa. Os de efeito lifting e os compactos também são bons aliados. O segredo é não carregar na maquiagem. O excesso costuma acentuar ainda mais as linhas.

SE VOCÊ TEM PELE SENSÍVEL... 
  • E RUGAS 
Por serem livres de ativos alergênicos, as minerais são as mais indicadas. Só não carregue muito na lateral de olhos e lábios: o pó pode evidenciar as marcas.
  • E MANCHAS 
Geralmente avermelhada ou com rosácea, a pele sensível pede texturas fluidas e fórmulas hipoalergênicas. Escolha bases com FPS e que sejam do tom mais parecido com o original da sua pele.

SE VOCÊ TEM PELE MISTA OU OLEOSA... 

  • E MANCHAS 
Se todos os problemas estiverem na zona T (testa, região do nariz e queixo), escolha as líquidas ou cremosas com efeito matificante no tom exato da sua pele. Assim, você disfarça a mancha e controla a oleosidade. No restante do rosto, aplique uma base com a mesma textura, mas sem o ativo antibrilho.
  • E POROS DILATADOS 
Antes de cobrir o rosto com a base, de preferência em musse ou pó mineral, é fundamental usar um redutor de brilho. O primer, feito quase sempre de derivados do arroz misturados com silicone, cobre os poros, deixando a pele lisa e uniforme. Bases fluidas de longa duração também são indicadas, pois resistem o dia todo e mantêm a cobertura intacta.






O modo como o produto é espalhado determina o tipo de acabamento que você pretende alcançar

EFEITO NATURALUse os dedos. É a melhor maneira de esconder rugas, por exemplo. Espalhe na lateral dos olhos com a ajuda do dedo anelar para que o produto se incorpore melhor à pele.


ACABAMENTO PERFEITOO pincel é uma boa opção. Com ele, você espalha melhor o cosmético, obtendo um resultado mais uniforme. Se quiser, finalize com os dedos na área dos olhos e no contorno do rosto


COBERTURA INTENSA  - Apele para a esponja. Ideal para quem tem manchas e cicatrizes de acne. Boa acompanhante de bases compactas e líquidas. E cobre com eficiência os poros abertos.









  • A PELE FICOU MUITO SECA (OU AS LINHAS, MARCADAS) 
Ou você errou na escolha do cosmético ou não hidratou o rosto adequadamente antes de aplicar o produto. Uma boa solução é colocar a base no torso da mão e misturá-la com um hidratante bem leve. Aí basta aplicar com um pincel ou os dedos

  • EXCESSO DE BRILHO 
Vá reaplicando um pó bem fino (do tipo micronizado) na zona T ao longo do dia, intercalando-o com um lenço de papel matificante.

  • COR ERRADA 
Quando escolher o produto, leve em conta a parte do seu rosto que estiver mais escura. Assim fica mais fácil obter a uniformidade desejada.

  • BRONZE ALÉM DA CONTA 
Seu rosto ficou bem mais moreno, mesmo com o uso do filtro solar? Aplique sua base habitual e, por cima, dê pinceladas com um pó bronzeador. Ou então aposte num hidratante com cor para obter um efeito mais natural.





Dicas



NÃO TESTE A BASE NA SUA MÃO As mãos têm um tom diferente do rosto. A melhor maneira de encontrar a tonalidade certa é espalhar o produto nas laterais do rosto e na testa até que ele se funda à pele. 

 FAÇA A PROVA À LUZ DO DIA 
Lojas e corners de beleza não são o lugar ideal para acertar a cor — a iluminação artificial só atrapalha. Se possível, vá a uma janela ou até o lado de fora para checar o efeito real. 

MENOS É MAIS Ninguém fica bem com muita maquiagem. Você deve mostrar e destacar sua pele, não cobri-la. Áreas com problemas devem ser tratadas com corretivo. E, mesmo assim, só aplico esse tipo de produto quando é realmente muito necessário. 

ILUMINE-SE Depois da base, espalhe com os dedos um iluminador nas maçãs. Se você quiser um pouco mais de cor no rosto, aplique um blush em creme ou um balm para um efeito luminoso. 






11 comentários:

  1. liiinda, seu blog é mt fofo, suas dicas um arraso e seu lookbook NEM COMENTO!

    Adorei tudo, te seguindo aqui. Me segue tbm, pode ser? Te aguardo no meu cantinho

    kisseessss
    http://www.helpdamari.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Poxa arrasou demais nesse post, ficou super bem detalhado e explicadinho... parabens viu?! adorei mesmo! beijos e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  3. Lara, arrasou nas dicas ..
    Amei de paixão *-*
    Beijão :*

    http://lamodde.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ameeei as dicaas!!
    bjiinhos!!
    http://carolbirly.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá Olá,
    talvez não lembre-se de mim, mas sou a May do Frenchtemptation, estou tendo aulas a menos de agora em diante, então vai sobrar um tempo pro blog e estou voltando... :)

    Adorei as suas fotos e das dicas também, base é uma coisa pra se usar todo dia neah :)

    bjsss

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas! Estava precisando mesmo =)

    ResponderExcluir
  7. Oi sou Glorinha esposa de Rogerio Rinaldi, estou divulgando nosso blog, e adorei o seu,maravilhoso e já estamos seguindo,parabéns.!
    Rogerio Rinaldi Designer de Jóias e Acessórios.
    Vale a pena dar uma olhada no pingente que fizemos para Sabrina Sato.
    http://sbrincos.blogspot.com
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Legal as dicas, eu adoro base, uso em pó se quero algo mais leve ou a líquida pra cobrir mais!

    beijoss

    larosaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. ótimas dicas, era tudo que eu precisava!!

    xx

    http://sodapopfashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. que tudo, esse post, para mim então que amo maquiagem, foi perfeito.
    trendluxo.blogspot.com

    ResponderExcluir