O nome é derivado de pantalon, palavra que significa calça em francês. Começou a ser usada na década de 1940, quando as mulheres tiveram de trabalhar fora para substituir os homens que foram para a guerra. Acostumadas a usar saias e vestidos, as operárias adaptaram a calça a uma modelagem mais ampla, para que não mostrasse as curvas do corpo. Mas essa peça acabou virando tendência de moda com o movimento hippie, a partir da década de 1970
A pantalona pode virar uma calça muito chique e ideal para usar em um local de trabalho que exija roupas mais formais. Nesse caso, uma pantalona preta e uma blusa de seda (estampada ou não) nunca te deixarão na mão! Fora do trabalho, regatas ficam ótimas no dia a dia, porque contrastam com a calça que é mais larga. Se a cintura da calça é mais alta, use as blusas por dentro, porque ela dará lugar à cintura. Nos pés, assandálias de plataforma combinam bastante, tanto aquelas com salto de corda quanto aquelas com salto de madeira. Para completar, use cintos de todos os tamanhos, de largos a fininhos. A barra ideal da calça pantalona é aquela que aparece apenas uma pequena parte do sapato. Por isso, você deve ter em mente que tipo de sapato usará com ela. A calça deve esconder a maior parte do salto, mas, pelo amor, sem arrastar no chão! Esse tipo de modelagem deixa a silhueta mais esguia e, consequentemente, nos deixa mais alta. ;D Para quem está mais acima do peso, é melhor escolher uma calça com um tecido mais fluido do que o jeans.
Sendo assim, estas calças mais amplas são um bom curinga caso você não queira usar um vestido. O que vai determinar o look são os elementos escolhidos com esta peça-chave. Se ela tem tecidos mais brilhantes e nobres, entre eles, cetim, seda, tafetá, shantung, ou aplicações, como lantejoulas ou paetês, por exemplo, a camisa é básica e sem muitos detalhes - uma blusa transparente de musseline ou seda pode ser uma opção.

Quando a pantalona é mais simples, vale tirar da gaveta brincos, colares e pulseiras com cara de joias, em pedras de todos os tipos. Uma bolsinha menor, do tipo envelope ou chanel, e um coque ou trança, fecham o visual sem medo de errar.
Dicas: