Há muito tempo não ouvíamos falar dos lenços. Esse acessório voltou com força total e está fazendo a cabeça das mulheres.
Para os dias mais quentes, os acessórios de cabelo levantam até as produções simples. Os lenços, turbantes e faixas do verão 2011 têm a cara dos anos 1960 e 1970, variando conforme as amarrações. Podem tanto lembrar as pin-ups sessentinhas como as musas hippies
Os lenços deixam a mulher chique, estilosa e fazem o papel de um bom acessório, mas coloca-lo de forma errada, desleixada ou não usar o lenço certo para o modo de dobrá-lo pode destruir seu look. Nas ruas tem se visto muito essa tendência e diversas maneiras de usá-la.
No pescoço

· Irreverente: Transforme o lenço numa faixa. Envolva-o de forma justa ao pescoço. Dê um nó no final. Prenda as pontas na parte da frente da camisa (fechada até o último botão ou aberta, com o colo à mostra).
· Descolada: Faça um triângulo com o lenço e dê o nó atrás do pescoço. Use sobre camisas, por baixo de paletós, com camiseta ou regata — nesse caso, deve cobrir algum decote.
· Moderna: Forme triângulo com o lenço e amarre-o no estilo caubói — dessa vez, dê o nó na frente, por cima da parte grande do lenço. Não use com peças muitos largas — aumenta sua silhueta — nem justas demais — fica desproporcional. Essa amarração também vale para o keffiyeh, o lenço tradicional palestino, com estampas étnicas e franjas e é usado por homens e mulheres. Nesse caso, coloque-o sobre camisetas, blusas fechadas ou paletós — mas só quando a temperatura estiver amena ou fria. Mais antenada, impossível
· Despojada: À moda dos gaúchos, amarre em triângulo, com nó na parte da frente, sobre o colo.
Na cabeça
· Transformados em faixas, lenços e echarpes podem cobrir completamente os fios, apenas a parte superior da cabeça ou servir como tiara. Deixe as pontas soltas, caindo sobre os ombros.
·Use echarpes como cachecóis, tanto sob paletós e jaquetas ou com blusinhas — deixe o colo à mostra.
· Com echarpe bem fininha, dê um nó na altura das saboneteiras, criando um tipo de gravata. Fica lindo com regata, camisa e terninho!
Há quem diga, que os lenços começaram a ser usados no oriente médio pelas palestinas há séculos atrás, mas chegaram ao Brasil por volta de 1808 com uma família real que os usavam para causar boa impressão na chegada, uma vez que foram acometidos por uma praga de piolhos e tiveram suas cabeças raspadas.
Como a moda naquela época era ditada pela nobreza, à moda dos lenços por aqui começou na cabeça. Depois disso, os brasileiros usaram e abusaram do lenço. Hoje em dia, usados de mil maneiras diferentes, os lenços são sinônimos de estilo e elegância para homens e mulheres. Abaixo, seguem algumas dicas e formas de usá-los…
Truques:
- Qual escolher? Prefira os quadrados, mais fáceis de adaptar, de tecidos com caimento natural e tamanho proporcional — isso evita que criem volume desnecessário. Quanto às cores, nada de timidez: a moda pede modelos com tons fortes e estampados. Para escolher o melhor para sua pele, coloque a peça junto ao seu rosto sob a luz e veja qual tonalidade a deixa mais corada.
- Se o seu lenço for bem estampado, com franja, coloridão evite colocar com camiseta/blusa muito estampada, deixar as estampas brigarem fica muito feio, você deve escolher ou a blusa chamando atenção ou o lenço.
- Para não correr o risco de ser "fisgada" pelo seu lenço evite brincos grandes prefira os modelos mais discretos. – Se você tem seios volumosos tome cuidado também, pois o lenço irá criar volume nesta área, escolha uma dobra que não chame tanto atenção para os seios. Ou use nos cabelos, como cinto, etc.